segunda-feira, 2 de abril de 2012

Novos parques eólicos reduzirão emissões em 16 milhões de toneladas de CO2

Uma vez operando, os cerca de 6,8GW de energia eólica a serem instalados vai reduzir as emissões de CO2 do setor energético brasileiro em 16 milhões de toneladas equivalentes até 2020.
Este cálculo for feito pela presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Élbia Melo. Comparando as projeções de entrada em operação das usinas eólicas com um cenário sem elas, Melo mostrou o ganho em redução de emissões.
Além disso, a presidente da Abeeólica traçou os próximos passos para o setor de energia eólica. Para ela, o setor já está se consolidando e precisar o próximo passo para se firmar o Brasil como pólo tecnológico e para isso precisa gerar conhecimento capacitar a mão de obra local. Segundo a Abeeólica, o setor vai gerar cerca de 17 mil empregos fixos além dos 20 mil que serão necessários para implantar todos os parque contratados até 2016.
O Brasil fechou 2011 com 1,5GW de capacidade instalado em eólicas  eólicas, ou seja, cerca 1,25% da capacidade instalada total do país de 117,4GW. Desde 2005, foram contratados em leilão 6,8GW de projetos eólicos, colocando o Brasil entre os 20 maiores mercados para geração eólica em potência instalada, segundo dados da revista britânica Clenatech Investors Magazine. O potencial eólica Brasileiro, segundo o último atlas eólico é de no mínimo 143GW.
O setor está agora se preparando para montar uma rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação para suprir os geradores e os sete fabricantes de equipamentos eólicos de tecnologia nacional adaptada às condições de ventos e tecnologias locais.
“Há uma dispersão na pesquisa nacional”, disse. “Queremos organizar e evitar coisas que acontecem como pesquisas que estão sendo duplicadas no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul”.
Um outro projeto visa estudar meios de complementar a geração de energia eólica com projetos de geração de energia solar foto voltaica. Para ela, as duas tecnologias podem ser produzidas no mesmo local e aproveitar as conexões de redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário