sexta-feira, 13 de julho de 2012

ONG Parceiros Voluntários lança livro com metodologias para o 3º setor


Uma metodologia para ajudar as organizações do Terceiro Setor a melhor planejarem as suas ações de forma sustentável.
Assim pode ser definido o projeto Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil, desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários a convite do  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que teve o copatrocínio da Petrobras.
Os resultados desse esforço conjunto de mais de três anos estão agora compilados no livroONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso (Editora Unisinos, 291 páginas), de autoria da presidente (Voluntária) da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, e da historiadora Naida Menezes. Além da distribuição gratuita de mil exemplares às fundações, organizações sociais, governos, empresas e universidades, em Porto Alegre, o livro também pode ser encontrado na Livraria Humanas pelo valor de R$ 37,00.
A meta é difundir as metodologias para ampliar o nível de profissionalização do segmento. A experiência do projeto, documentada detalhadamente no livro, iniciou em 2008 e recebeu aportes do BID e da Petrobras no total de US$ 800 mil. Ao final de 36 meses, 76 organizações sociais de 21 municípios do Rio Grande do Sul mudaram o seu patamar de gestão. O mapeamento de resultados apontou que após a capacitação realizada em quatro módulos de 80 horas presenciais, 20 horas semipresenciais e dez meses de acompanhamento por especialistas, essas organizações começaram a utilizar ferramentas de gestão e apresentaram resultados imediatos.
Do total, 95% das ONGs estão disponibilizando a prestação de contas para seus stakeholders – partes interessadas que envolvem empresas investidoras e comunidades beneficiadas – ampliaram sua comunicação com seus públicos, aumentaram a capacidade de captar novos parceiros e aprenderam a cuidar melhor da sua área contábil e financeira. “As empresas querem saber para onde vai o dinheiro investido no Terceiro Setor e se a comunidade beneficiada evoluiu, se foi mais bem atendida e se houve transformações”, afirma Maria Elena. “As organizações sociais precisam ostentar credibilidade para que, em caso de alguma recessão nas empresas, o primeiro corte não seja necessariamente nos projetos sociais”, complementa.
Entre as ferramentas utilizadas e descritas no livro estão a PDCA, que busca agir de forma corretiva, a FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e a 5W2H (Plano de Ação). Uma das ONGs que aplicou esses instrumentos foi a APAE de Santa Rosa. A instituição já firmou 64 novas parcerias e iniciou nove novos projetos. “Realizamos o diagnóstico utilizando a ferramenta FOFA, em seguida foi usado 5W2H, onde buscou-se parceria com várias entidades e instituições educacionais, e a cada período rodamos o PDCA. Essas ações estão trazendo qualidade de vida para a cidade e região”, diz Cláudia Frey, que participou da capacitação.
Segundo o IBGE, o Brasil possui hoje 338 mil ONGs, que representam cerca de 5% do PIB nacional. No mundo, é de US$ 1,3 trilhão o valor econômico da força de trabalho do voluntariado.  Segundo Lester M. Salamon, catedrático da Universidade Johns Hopkins (EUA), diretor do Centro de Estudos da Sociedade Civil e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre o Terceiro Setor, se todos os voluntários formassem um país, ele seria o segundo maior do mundo. E mais: o Terceiro Setor emprega mais pessoas do que a indústria têxtil. Na Holanda 20% da força do trabalho atua no segmento e na Argentina as ONGs empregam mais pessoas do que as 100 maiores empresas.  “Ótimos resultados em gestão são instrumentos para beneficiarmos o público que está dentro de nossas organizações sociais”, defende Maria Elena Pereira Johannpeter.
Serviço
Autoras: Maria Elena Pereira Johannpeter e Naida Menezes
Editora: Editora Unisinos/RS
Páginas: 291
Valor: R$ 37,00 (venda somente na Livraria Humanas, em Porto Alegre)
Distribuição gratuita de mil exemplares para Fundações, organizações sociais, governos, empresas e universidade.

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