domingo, 19 de agosto de 2012

Capital recebe 1º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono

 • Notícias

Será realizado no próximo dia 27 de agosto, em Porto Alegre, o 1º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono, numa promoção do Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável – ILADES – e Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMAM. O evento ocorrerá no auditório do Ministério Público Estadual- Torres Gêmeas Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 com o objetivo de debater a qualidade de vida das cidades e os mecanismos econômicos para viabilizar este mercado.
Entre os temas em debate, inclui-se a proposta de criação da primeira Bolsa de Carbono local, inspirada no modelo da Santiago Climate Exchange, já implantada em Santiago do Chile, cuja concepção será apresentada pelo seu presidente, Carlos Berner.
O presidente do ILADES, o advogado gaúcho Marcino Fernandes Rodrigues, observa que, a exemplo de sua congênere chilena, a Bolsa de Porto Alegre terá, entre suas atribuições, buscar identificar riscos e oportunidades em atividades produtivas, mobilidade urbana, resíduos orgânicos, geração de energias renováveis e planejar a redução de emissões atmosféricas de setores poluentes, certificando e negociando créditos de carbono junto a empresas e outras organizações do país e do exterior com passivos ambientais.
Entre os palestrantes de destaque, também já confirmados, incluem-se o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink, que mostrará como acessar os recursos do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas (Fundo Clima) e o coordenador geral do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ministério da Fazenda, Aloisio Melo, que abordará as perspectivas da criação do Mercado de Carbono do Brasil e suas repercussões econômicas.
Fonte: ILADES
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30-261-261
enfato@enfato.com.br
www.enfato.com.br
* O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade da fonte citada, a quem corresponde a origem das informações nesta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário