quarta-feira, 20 de abril de 2011

COLETA E DESTINAÇÃO DE PNEUS ATINGE MAIS DE 310 MIL TONELADAS

Volume foi 25% superior em relação a 2009.

A indústria pneumática coletou e destinou 311.554 toneladas de pneus inservíveis em 2010, o que representou um volume 25% superior em relação ao ano anterior. O total do ano passado representa 20,23% do montante acumulado desde 1999 (1,54 milhão de toneladas), quando teve início o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, que hoje é administrado pela Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelas fabricantes de pneus, com o objetivo de fortalecer os esforços de coleta e destinação. A Pirelli, empresa líder do setor, com cinco fábricas instaladas no Brasil, colabora com o financiamento da instituição, que é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.

Em 2011 a Pirelli e os demais fabricantes de pneus irão destinar US$ 41 milhões à Reciclanip, quantia 20% maior em relação ao total aplicado no ano passado, e que representa 33% de todo o aporte financeiro acumulado nos últimos 11 anos, que é de US$ 124 milhões. Estes dados apontam o crescimento dos esforços de um setor que praticamente liquidou todo o seu passivo ambiental.

No momento que a sociedade inicia a discussão sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o setor de pneus é um bom exemplo, pois possui um grande know-how em coleta de produtos inservíveis, logística de transporte e destinação ambientalmente correta. No final do mês de fevereiro o governo federal criou o Comitê Orientador de Logística Reversa, formado pelos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Fazenda, Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para definir e regulamentar as regras para devolução de produtos usados por parte dos consumidores, primeiramente de seis setores: pneus, pilhas e baterias, embalagens de agrotóxicos, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos.

Atualmente a Reciclanip tem 620 pontos de coleta em todo o País em parceria com prefeituras, que cobrem praticamente todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. O número destes postos também cresceu 32% em 2010. Os pneus inservíveis chegam a esses locais provenientes de diversas origens: das revendas de pneus; das prefeituras; das borracharias; ou da própria população. Muitos consumidores não sabem, mas o ideal é deixar os pneus usados na loja após a troca, para que sejam recolhidos e recebam a destinação ambiental correta. Com a PNRS a devolução do produto velho passará a ser obrigatória.

Do total de pneus inservíveis coletados pela ANIP, 64% é reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento e papel e celulose. Os demais 36% são reutilizados na fabricação de asfalto borracha, solados de sapato, dutos pluviais, pisos industriais e tapetes para automóveis. Todas estas destinações são aprovadas pelo Ibama como ambientalmente adequadas. Porém, as possibilidades de reutilização de pneus inservíveis são bem mais amplas, pois trata-se de material 100% reciclável, por isso novas destinações estão em estudo para ser submetidas à aprovação do órgão governamental.

Com 139 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 12 países e atividades comerciais em mais de 160 países dos cinco continentes. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasil: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA), além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 27 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 11 mil na América Latina, das quais mais de nove mil estão nas unidades brasileiras.

A Pirelli Pneus Ltda., no Brasil, conta com uma ampla rede de revendedores oficiais presentes em todo o território nacional, com mais de 600 pontos de venda e cerca de 8.500 profissionais, que são treinados diretamente nas fábricas para oferecer os produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado, além dos importados das principais marcas presentes no mundo.

Em Sumaré, no estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completou 20 anos em 2008 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real, aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e camionetas; tratores e máquinas para uso fora de estrada; motocicletas e bicicletas; além de câmaras de ar, protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

Por Edson Gushiken, do Pauta Social

Fonte: http://www.envolverde.com.br/dialogos/noticias/coleta-e-destinacao-de-pneus-atinge-mais-de-310-mil-toneladas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário