sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Eletrosul oficializa início das obras do Complexo Eólico Livramento

Empreendimentos foram viabilizados no último Leilão de Energia Nova, realizado em agosto deste ano

LUIS MORAIS

Parque eólico na foz do Rio Jaguaribe

O parque eólico em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, terá capacidade instalada de 78 megawatts (MW)

São Paulo - A Eletrosul Centrais Elétricas S.A., subsidiária da Eletrobras, oficializa, nesta sexta-feira (09), o início das obras de mais cinco parques eólicos, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. O diretor de Engenharia e Operação da estatal, Ronaldo dos Santos Custódio, assinará a ordem de serviço, que permitirá ao consórcio construtor começar os trabalhos de infraestrutura da área com a abertura das vias de acesso aos locais onde serão instalados o canteiro de obras e os aerogeradores.

O Complexo Eólico Livramento será construído em parceria entre Eletrosul (49%), Fundo Rio Bravo Investimentos – FIP (41%) e Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social - Elos (10%). O consórcio construtor é formado pelas empresas Impsa (fabricante argentino de aerogeradores), Efacec (grupo português especializado em equipamentos eletromecânicos) e Iccila (empreiteira de construção civil da região).

Os empreendimentos – com capacidade instalada de 78 megawatts (MW) – foram viabilizados no último Leilão de Energia Nova (A-3), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em agosto deste ano. Os parques Cerro Chato IV (10 MW), V (12 MW) e VI (24 MW), Ibirapuitã (24 MW) e Cerro dos Trindade (8 MW) serão erguidos em áreas vizinhas a outros três parques, que compõem o Complexo Eólico Cerro Chato, cuja implantação já está em fase final.

De acordo com Custódio, o início das obras do Complexo Eólico Livramento será imediato. As frentes de trabalho atuarão, primeiramente, nos parques Cerro Chato IV e Cerro dos Trindade para os quais o órgão ambiental competente já emitiu as licenças de instalação (LIs). “A mobilização das obras, agora, é uma tentativa de antecipar em um ano o início da operação comercial do complexo”, revelou o executivo, lembrando que o prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é até 1º de março de 2014.

Será necessária a abertura de 25 quilômetros de estradas, complementares aos 57 quilômetros já abertos para a construção do Complexo Eólico Cerro Chato. Em razão das dimensões dos módulos e equipamentos dos aerogeradores, as vias de acesso são imprescindíveis.

Pelo cronograma, a previsão é de que as escavações das fundações, construção das bases do aerogeradores e posterior montagem das torres sejam iniciadas em meados de 2012.

Cerro Chato

O Complexo Eólico Livramento reforçará o sistema de geração que já está em operação parcial e deverá ser concluído nas próximas semanas. As primeiras unidades geradoras do Complexo Eólico Cerro Chato, que tem capacidade total 90 MW, começaram a operar comercialmente, em junho último. Atualmente, 43 dos 45 equipamentos estão montados, 28 em operação comercial e outros cinco em teste.


Fonte:

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/eletrosul-oficializa-inicio-das-obras-do-complexo-eolico-livramento?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário