sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ciclo de Filmes e Debates: Sociedade Sustentável no Cinema




O Ciclo de Filmes e Debates - Sociedade Includente e Sustentável no Cinema – 2ª edição, através de um debate transdisciplinar e sistêmico, propõe-se a compreender o caráter e o significado da crise ecológica, a partir de obras cinematográficas, na perspectiva de contribuir para a adoção do princípio da “ecologia da ação”. Busca assim fomentar ideias que possibilitem pensar soluções para os problemas enfrentados pelo Planeta devido às ações dos empreendimentos humanos, questionando a idéia de desenvolvimento.

O aquecimento global está deslocando a preocupação com o futuro da vida na Terra para o centro das atenções, a ponto de se tornar um novo eixo axial. E com ele, nos descobrimos umbilicalmente ligados ao Planeta Terra a tal ponto que é a nossa casa. O Planeta não é um barco que podemos abandonar quando começar a afundar. Mais do que nunca, torna-se válida a divisa de que somos terráqueos e, portanto, cidadãos do mundo.

A crise ecológica significa o fracasso da nossa civilização assentada sobre a ideia do progresso infinito e linear, na concepção dominadora de poder e sobre a crença do não esgotamento dos recursos naturais limitados e não renováveis. Uma sociedade sustentável exige mudanças drásticas e urgentes no nosso modo de produzir e consumir que questionem a lógica imposta pela sociedade industrial e que nasçam de uma visão holística da vida e do nosso lugar no Planeta. Assim, espera-se que, no mínimo, possa-se alertar para as evidências de que algo não está de acordo na Terra e que as atividades precisam ser pensadas sob uma ótica de sustentabilidade.


Objetivos

Objetivo Geral
Compreender o caráter e o significado da crise ecológica a partir de obras cinematográficas, filmes e documentários, que abordam o tema na perspectiva de contribuir com a adoção do princípio da “ecologia da ação”.

Objetivos Específicos
- Contribuir para uma concepção mais totalizante das causas da crise ecológica.
- Relacionar as crises econômica, energética e alimentar com a crise ecológica.
- Contribuir na ampliação de conhecimentos na perspectiva de auxiliar uma ação social mais eficaz no combate à crise ecológica.





Público Alvo

O público-alvo prioritário do presente projeto constitui-se de sujeitos envolvidos diretamente no enfrentamento da pobreza e na emancipação das pessoas, tais como, líderes comunitários, conselheiros municipais, agentes públicos das diferentes secretarias e participantes de grupos de geração de trabalho e renda.

Além disso, também tem como público-alvo e parceiro integrantes de movimentos sociais, pesquisadores e ativistas da academia e de diferentes movimentos ambientais e sociais, lideranças e gestores governamentais e da sociedade civil, estudantes e professores, e a comunidade em geral, uma vez que o tema influencia a realidade do Planeta como um todo.




Programação


13 de março

A era da estupidez (The age of stupid) – 19h30min às 22h30min

Direção: Franny Armstrong, EUA, 2009, 100min

24 de março

Mudanças do clima, mudanças de vidas – 8h30min às 11h30min

Direção: Todd Soutghate – Greenpeace, Brasil, 2006, 60min

Zembla – 8h30min às 11h30min

Direção: Mascha Boogaard e Wendel Hesen, Holanda, 1995, 35min

11 de abril

Home – nosso planeta, nossa casa (Home) – 19h30min às 22h30min

Direção: Yann Arthus-Bertrand, França, 2009, 93min

28 de abril

A última hora (The 11th hour) – 8h30min às 11h30min

Direção: Leila Conners Petersen e Nadia Conners, EUA, 2007, 91min

12 de maio

Oceanos (Oceans) – 8h30min às 11h30min

Direção: Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, França/Suíça/Espanha, 2009, 104min

23 de maio

Uma verdade inconveniente (An inconveniente truth) – 19h30min às 22h30min

Direção: Davis Guggenheim, EUA , 2006, 100min

04 de junho

Refugiados do clima (Climate refugees) – 19h30min às 22h30min

Direção: Michael P. Nash , EUA, 2010, 95min



Investimento

Aguarde informações.



Coordenação

Prof. Ms. Gilberto A. Faggion
Prof. Dr. Inácio Neutzling
Profª. Drª. Marilene Maia



Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU


Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/eventos/agenda/278-

Nenhum comentário:

Postar um comentário