quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Livro Design Gráfico Sustentável

Design Gráfico Sustentável de Brian Dougherty

A editora Rosari trouxe a tradução para o Brasil do livro Design Gráfico Sustentável (Green Graphic Design). Escrito pelo designer norte-americano Brian Dougherty, o texto se baseia na experiência da Celery, escritório de design da qual é sócio e que desenvolve, desde 1997, trabalhos de branding e design gráfico ligados à sustentabilidade ambiental.

Dougherty discute questões que, inicialmente, parecem amplamente difundidas na cultura projetual dos designers gráficos. Ele aprofunda certos assuntos pertinentes e que nem sempre são conhecidos ou cuidadosamente analisados por grande parte dos designers. Os processos de descarte de papel e plástico, dois dos materiais mais utilizados pelos profissionais de design, e as pesquisas de matérias-primas menos agressivos ao ambiente, entre eles. Mas o livro mostra bem que a função do designer, em relação à sustentabilidade, não é apenas a escolha dos materiais. Ele fala que há três formas distintas de pensar no papel do designer gráfico: como manipulador de materiais, como criador de mensagens e como agente de mudanças.

O autor mostra a importância do design, trabalhando junto com o cliente, para o desenvolvimento de uma marca baseada em valores (branding), a responsabilidade empresarial, as realidades do descompasso ecológico e a popularização da ecologia.

O livro apresenta a metodologia de projeto utilizada pela Celery, que consiste em pensar na vida útil do produto de trás para frente, ou seja, do seu descarte até a sua elaboração. É nessa linha de raciocínio que ele desenvolve as discussões, fazendo uso de alguns projetos realizados pela empresa, os problemas enfrentados, as soluções, os êxitos e as falhas, o que torna palpáveis e mais fáceis de serem compreendidos os temas abordados.

Uma das questões centrais do livro, que o autor ressalta em diversos momentos, é a necessidade de maior participação dos designers nas tomadas de decisões das empresas. É responsabilidade do designer sugerir, colaborar e alertar seus clientes para a construção das estratégias da marca e/ou determinado produto. Para Dougherty, o designer gráfico é um dos principais agentes de mudança, responsável pela criação da forma do produto (como suporte de comunicação) e, sobretudo, por exercer grande influência no modo como os usuários interagem com ele.

Ao longo do livro, algumas observações pertinentes são acrescentadas mostrando um pouco da nossa realidade. No final, o apêndice à edição brasileira traz referências dos materiais encontrados no Brasil, como papéis, tintas e gráficas certificadas.

A edição brasileira tem algumas adaptações em relação ao original americano. O livro se inicia com o prefácio escrito pela jornalista especializada em design, Adélia Borges. Vejam o prefácio no site dela.

Design Gráfico Sustentável apresenta e discute questões fundamentais e, ainda hoje, pouco presentes no dia-a-dia dos designers. Faz isso apresentando os cases de sua empresa e compartilhando dados de pesquisas de materiais e processos produtivos sustentáveis. É leitura obrigatória para estudantes, recém formados e profissionais de diversas áreas relacionadas a comunicação e produção de materiais impressos.

Sobre o autor

Brian Dougherty é o diretor de criação do escritório Celery. Ele orienta os clientes através do processo criativo, indo fundo na particularidades de cada empres,a para encontrar inspiração para novas soluções de design. Ele facilita oficinas colaborativas de criação onde trabalha às fases iniciais de desenvolvimento do projeto. Brian também supervisiona a equipe de designers da Celeryem Berkeley como desenvolver e produzir projetos para impressão, web, embalagem e ambientes.

Ficha técnica

Título: Design gráfico sustentável
Autor: BRIAN DOUGHERTY
Prefácio de Adélia Borges
Editora: ROSARI
Projeto gráfico:
Formato: 184 páginas, 16×23 cm, brochura, ilustrado, colorido e p&b
ISBN: 9788580500035
Data de publicação: Março, 2011
Edição: 1ª
ABNT: BRIAN, Dougherty. Design gráfico sustentável. 1ª ed. São Paulo: Rosari, 2011. 184 pgs. ISBN 9788580500035.
Preço: R$47,00
Compre aqui: http://www.rosari.com.br/


Fonte: http://embalagemsustentavel.com.br/2012/02/15/livro-design-grafico-sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário