quarta-feira, 9 de maio de 2012

Concluída volta ao mundo em barco movido a energia solar

Um dos mais ousados desbravamentos contemporâneos dos mares chegou ao fim nesta última semana, em Mônaco. O catamarã PlanetSolar completou a volta ao mundo no tempo recorde de 600 dias.
Além do percurso que já é naturalmente uma ousadia grande, a embarcação concluiu o roteiro utilizando apenas energia solar captada por painéis fotovoltaicos instalados na embarcação.
O projeto, liderado pelo engenheiro suíço Raphael Domjan, teve como principal objetivo mostrar ao mundo que a substituição das fontes de energia tradicionais pela energia solar não é uma utopia e pode ser aplicada aos projetos mais ambiciosos.
A aventura começou em setembro de 2010, saindo do principado que foi também o destino final. O caminho não foi fácil, pois a embarcação, apesar de ter autonomia de 3 mil quilômetros com as baterias carregadas, possui velocidade inferior às embarcações tradicionais do mesmo porte, além de ter enfrentado condições meteorológicas desfavoráveis em diversos trechos, o que comprometeu o seu abastecimento. Mesmo com todas as dificuldades, o PlanetSolar concluiu o trajeto no período previsto no início da jornada.
A aventura ganhou destaque no Greenstyle em 26 de agosto de 2011. Nessa oportunidade, o barco tinha acabado de se tornar o primeiro alimentado por energia solar a desbravar o Mar da China e a viabilidade do uso da energia solar para o projeto já era considerada como incontestável.
* Com informações de UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário