quarta-feira, 9 de maio de 2012

PRÊMIO ECO 2012

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO ECO 2012.

Para mais informações, acesse o site: http://www.premioeco.com.br/premioeco/index_html

Histórico

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO® foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas socialmente responsáveis e gerou uma rica reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil. O nome ECO, fusão das palavras empresa e comunidade, traduz o interesse de seus criadores em fazer dele um instrumento de compromisso corporativo com o desenvolvimento social.
Ao longo dos anos o Prêmio ECO ganhou reconhecimento pela antecipação de tendências e por sua influência positiva no comprometimento das empresas com o tema da sustentabilidade. Já mobilizou 2.064 companhias brasileiras e multinacionais, que inscreveram 2.563 projetos, 225 deles premiados.
Em 2008, o Prêmio ECO passou a ser uma realização conjunta da Amcham e do jornal Valor Econômico, que uniram forças a fim de multiplicar o conceito da gestão empresarial para a sustentabilidade. A premiação foi estendida a todas as classes de empresas atuantes no País – inclusive as públicas –, segmentadas por porte, o que incentivou a participação de pequenas e médias. Com a implantação do site oficial, as inscrições e o envio dos dados relativos aos projetos passaram a ser feitos obrigatoriamente online. Além de dar ao processo mais agilidade, o recurso eliminou o uso do papel e padronizou a forma como os trabalhos são visualizados pelos jurados. 
Em 2009, o Prêmio ECO, procurando valorizar a importância da inovação aliada à sustentabilidade, passou a ter como foco o tema Inovação Sustentável na Gestão dos Negócios. Também em 2009 foi lançado o projeto Open House, que leva empresas para conhecer de perto grandes referências corporativas na aplicação de práticas sustentáveis, e foram criados comitês e eventos ligados a esse tema em várias unidades regionais da Amcham. 
Em 2011 o escopo do Prêmio ECO foi ampliado ainda mais. O tema central, Estratégia, Liderança e Inovação, teve o objetivo de identificar cases empresariais produzidos por novas ideias, novos conceitos e novas formas de fazer negócios. Desse conceito surgiram as modalidades ELIS (Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade) e Práticas de Sustentabilidade – esta subdividida em duas categorias, Sustentabilidade em Processos e Sustentabilidade em Produtos ou Serviços. Também em 2011 o Prêmio ECO criou um banco de práticas, que permite ao público conhecer em detalhe os trabalhos inscritos na premiação desde 2008. Outra ação diferenciada foi a série de almoços de planejamento reunindo nomes importantes da sustentabilidade no País, como Ricardo Young, ex-presidente do Instituto Ethos, Sonia Favaretto, diretora de sustentabilidade da BM&F Bovespa, e Aron Belinky, que participa dos preparativos para a Rio+20. O Prêmio foi lançado em várias cidades do País, em eventos que tiveram a participação de grandes especialistas. 
Essas novidades contribuíram para que fosse registrado um aumento de 32% no total de projetos inscritos em relação a 2010. Foram 108 trabalhos de 85 empresas, das quais 22 pequenas e médias e 63 de grande porte. Treze unidades de Federação estiveram representadas.  Os projetos foram avaliados por um corpo de jurados especializados, e nossa equipe visitou os vencedores, o que proporcionou à premiação ainda mais credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário