segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ação no Bairro Bom Jesus, na Capital, transforma área de lazer na comunidade

Parceria entre voluntários e comunidade deu vida ao Projeto Oásis, que trouxe melhorias para a Vila Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Bom Jesus

Com um sorriso satisfeito no rosto, manchas de tinta na testa e os dedos sujos de terra, Thomaz Padilha da Rosa, 12 anos, não escondia a alegria de colocar a mão na massa para ajudar a transformar o local onde mora, a Vila Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Bom Jesus.
Ele e outros moradores uniram esforços aos voluntários do Projeto Oásis, que estão realizando uma ação chamada Bairro Limpo, Verde e Alegre, a partir de pedidos da comunidade feitos no 5º Congresso da Cidade. Ontem pela manhã, o garoto ajudou a plantar mudas de flores em uma banheira que servirá de canteiro na área de lazer e convivência ao lado do valão que cruza a Rua 18.
– Vai ser bom, porque a gente vai poder brincar, jogar futebol. É legal porque somos nós que estamos fazendo – comemora.
"É a força da união"

Este é o quarto final de semana de atividades no bairro. Nos outros encontros, os voluntários conheceram o local, ouviram a comunidade e planejaram ações, que foram executadas ao longo do sábado e do domingo.
Um dos voluntários do projeto e integrante da Ong Net Impact, parceira da iniciativa, Reynaldo Neto, explica que os materiais necessários para a construção da área de convivência, do parquinho infantil e do espaço que será um campinho de futebol foram obtidos com empenho da vizinhança e dos envolvidos na ação. Também foram montadas lixeiras para que os resíduos sejam depositados no local correto. 
– A ideia é mostrar para os moradores que, juntos, eles podem fazer essa transformação. É a força da união – destaca Reynaldo.
Um lugar para brincar
As crianças estavam muito empolgadas com as atividades. Com um pincel em mãos, e alegre por poder colaborar, Luciano Júnior Machado, 11 anos, apressou-se a dar o seu depoimento:
– Antes, aqui eles só botavam lixo, não tinha lugar para brincar. Agora, vai ser um lugar legal, feito por nós.
Utilizando o seu conhecimento profissional, o servente de obras Peterson Patrick Ramos Camargo, 18 anos, colocou martelo e pregos para trabalharem na construção dos brinquedos de madeira para o parquinho infantil.
– Gostei da ideia deles. Se esses jovens vieram ajudar, temos que dar apoio. Vai ser bom ter uma pracinha para meus irmãos, meus sobrinhos – afirma.
Promessa de camada asfáltica
A colaboração dos moradores sensibilizou a equipe de voluntários. Ao observar a transformação do lado de fora do pátio, muitas pessoas também fizeram limpeza nas suas casas. Reynaldo conta que até o almoço foi feito em parceria com a comunidade, revelando a integração proporcionada pelo projeto.
O coordenador do Centro Administrativo Regional Leste, Rodrigo Kandrik, que acompanha o trabalho, destaca que essa é uma das ações práticas do 5º Congresso da Cidade, que está realizando plenárias em diversos bairros da cidade. E afirma que, após a conclusão das atividades na Vila Nossa Senhora de Fátima, a prefeitura colocará uma camada asfáltica na via ao lado do valão, até o encontro com a Rua 18.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,222,3329793,Acao-no-Bairro-Bom-Jesus-na-Capital-transforma-area-de-lazer-na-comunidade.html

DENISE WASKOW | denise.waskow@diariogaucho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário