terça-feira, 3 de maio de 2011

Leroy Merlin tem primeira loja com operação sustentável certificada do Brasil

Com menos de dois anos de funcionamento, a Leroy Merlin de Niterói, no Rio de Janeiro, deu um passo maior no quesito sustentabilidade e recebeu a primeira Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) Edifícios em Uso do Brasil, auditada pela Fundação Vanzolini. Este título comprova que as medidas sustentáveis adotadas durante o projeto e construção da obra continuam sendo empregadas na loja, ou seja, a Certificação AQUA conquistada anteriormente nas fases: Programa; Concepção (Projeto) e Realização (Obra) estão colocadas em prática e com sucesso.

“No processo desta certificação foram avaliadas 14 categorias segundo os níveis bom, superior e excelente, entre elas estão a relação do edifício com o seu entorno, canteiro de obras com baixo impacto ambiental, gestão da água e conforto higrotérmico. (...) No total, mais de 150 itens de sustentabilidade foram avaliados, passando desde a avaliação da construção até as boas práticas utilizadas na operação, estendendo-se ainda para as ações sociais da Leroy Merlin junto às comunidades locais e políticas de educação ambiental dos usuários e clientes da loja”, explica Pedro Sarro, diretor de obras da Leroy Merlin Brasil.

A loja vende mais de 2.200 produtos sustentáveis e estimula a compra desse tipo de artigo a seus clientes. No mesmo caminho está a loja Leroy Merlin de Taguatinga (DF), que já recebeu a certificação AQUA no Projeto e Construção e a loja Leroy Merlin Campinas Anhanguera (SP), inaugurada recentemente e já com o Certificado AQUA no Projeto.

Diferencias da loja

Economia de água: A água da chuva é armazenada em um tanque de 150 mil litros sendo reaproveitada nos banheiros, na irrigação dos jardins e na limpeza da loja gerando uma economia de até 50% de água. A água que sobra neste sistema é direcionada para os poços de infiltração, contribuindo para a manutenção do lençol freático, evitando o risco de enchentes.

Economia de Energia: A iluminação externa e de fechada utilizam tecnologia LED que são eficientes e muito econômicas. Além disso, vidros e brises na fachada, permitem a iluminação natural e minimizam o calor interno do ambiente. O ar condicionado adotado consome 17% menos de energia elétrica que o tradicional.

Coleta Seletiva: A loja de Niterói e todas as outras lojas da rede possuem Estações de Coleta Seletiva, incentivando o cliente a descartar o lixo corretamente, preservando o meio ambiente. Além da coleta de papel, vidro, metal e plástico, a empresa recebe também lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, pilhas, baterias, carregadores e celulares, e direciona para correta descontaminação e reciclagem.

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2468/leroy_merlin_tem_primeira_loja_com_operacao_sustentavel_certificada_do_brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário