sábado, 19 de março de 2011

No Dia da Água, Ciesp alerta para importância do reúso

Seminário na terça-feira, 22/3, mostrará os ganhos econômicos e ambientais dessa prática

Insumo básico para a atividade produtiva, a água deverá tomar a dianteira no cenário que se desenha para a indústria paulista neste ano. Os comitês de bacias hidrográficas em Piracicaba, Vale do Paraíba e Sorocaba já cobram pelo uso dos recursos hídricos, mas a meta do governo estadual é estender a arrecadação para outras regiões em 2011.

Estão na lista a Baixada Santista, a Região Metropolitana de São Paulo e a área central até a ponta do estado, nos municípios abrangidos pelas regiões de Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Jaú e São Carlos.

O assunto vem ganhando importância e é uma das prioridades da área de Meio Ambiente do Ciesp, que promoverá um seminário sobre os ganhos econômicos e ambientais com o reúso na próxima terça-feira (22/3), quando se comemora o Dia Mundial da Água.

O evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo site www.fiesp.com.br/online.

O diretor Eduardo San Martin alerta que, além da cobrança pela utilização dos recursos hídricos, também é preciso tratar a água captada e a que será devolvida ao meio ambiente.

“Quanto maior a quantidade captada, maior o custo para a indústria. E quanto pior a qualidade da água devolvida, mais se paga. Queremos mostrar que o uso racional da água acaba por reduzir o custo do produto final”, avalia San Martin.

Uso racionalO risco de desabastecimento também está no centro das preocupações da sociedade e da indústria. As regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, por exemplo, onde os mananciais são cada vez mais escassos, já sofrem com o descompasso entre a demanda e a capacidade de fornecimento de água tratada.

“A indústria precisa dispor da água, e devolvê-la em boas condições. Tudo isso tem um impacto significativo no custo final. Essa é a realidade, e o reúso ganha cada vez mais importância nesse contexto”, define o diretor de Meio Ambiente do Ciesp.

No ano passado, a entidade intensificou o trabalho de orientação de seus associados para a adoção de práticas de Produção mais Limpa, quando realizou uma série de fóruns de sustentabilidade em nove regiões do estado, em parceria com o Sesi-SP.

ProgramaçãoO seminário reunirá o setor industrial e os governos federal e estadual para debater os aspectos legais, as novas tecnologias e as vantagens do reúso de água. O fórum contará com especialistas, concessionárias de saneamento e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo.

A cerimônia de entrega do 6° Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso da Água, a partir das 19h, completa a programação especial das entidades da indústria para o Dia Mundial da Água. A premiação é um reconhecimento às empresas por seu esforço na melhoria contínua do desempenho ambiental.

Clique aqui para ver a programação completa e inscrever-se gratuitamente.

Serviço:Seminário “Ganhos econômicos e ambientais com reúso de água” e Entrega do 6° Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso da ÁguaData e horário: 22 de março, das 14h às 21h
Local: Edifício-sede do Ciesp/Fiesp (com transmissão ao vivo pela internet)
Av. Paulista, 1313 – São Paulo-SP

Mariana Ribeiro, Agência Ciesp de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário