terça-feira, 29 de novembro de 2011

Hospital da Restinga: fim do ano chega com conquistas e novidades

Hospital da Restinga: fim do ano chega com conquistas e novidades

Avanços revelam que o sonho coletivo do hospital da Tinga ganha forma a cada dia e já está transformando a vida de muitas pessoas


Hospital da Restinga: fim do ano chega com conquistas e novidades Carlos Macedo/Especial
Paredes já comecaram a ser erguidas no Hospital da RestingaFoto: Carlos Macedo / Especial
O final do mês de novembro trouxe diversas novidades dentro do Projeto Social Restinga e Extremo Sul, desenvolvido pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e o Ministério da Saúde. Ontem, atividades como a inauguração de uma nova unidade de saúde na região e a conclusão de um curso de cuidadores oferecido à comunidade mostram que o projeto vai muito além da construção do hospital, que está com a obra em ritmo acelerado.
Chapéu do Sol ganha unidade de saúde
Uma cerimônia com a presença do prefeito José Fortunati e autoridades, representantes do Moinhos de Vento e da comunidade marcou a inauguração da Unidade de Saúde da Família Chapéu do Sol. Duas equipes de saúde da família e uma de saúde bucal vão atender cerca de 6 mil pessoas que antes precisavam percorrer 4km até o posto mais próximo. Foram investidos R$ 530 mil na construção de 248m², que conta com 20 funcionários. O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, João Polanczyk, salientou o compromisso da entidade com as comunidades atendidas.
- Foi a comunidade que conquistou esse posto de saúde. Estou me sentindo realizada - comenta a líder comunitária Geny Pinto Machado, 78 anos.
Atendimento de saúde bucal
Na companhia do filho João Vitor, seis anos, a aposentada Ilaine Padilha, 47 anos, ficou encantada com as dependências da unidade. Agora, ela poderá contar com um espaço perto de casa para atender toda a família, inclusive na área de saúde bucal, que é uma preocupação do pequeno.
- Expliquei que agora tem o posto e ele vai aprender a cuidar melhor dos dentinhos. Isso é muito bom - ressalta.
Obra avança a passos largos
Uma das partes mais importantes do projeto, a construção do hospital segue em ritmo acelerado. No último mês, o que mais avançou foi a parte de concreto, e já é possível ver mais lajes em destaque no terreno.
- Concluímos cerca de 20% do total de serviços civis (estrutura, alvenaria e acabamento), que são responsabilidade da MPD - explica o engenheiro da construtora responsável pela obra, André Bezerra.
Também começaram a ser erguidas as primeiras paredes externas, e alguns muros já receberam impermeabilização. Outro destaque foi a chegada das primeiras mudas do viveiro, que servirão para o projeto paisagístico e para a cobertura vegetal do prédio. É possível perceber também as obras de melhoria nas vias próximas, preparando o acesso para quando o hospital estiver concluído.
Cursos para a comunidade
Outro aspecto fundamental do projeto é a oferta de qualificação na área da saúde. Ontem à tarde, 18 alunos da terceira turma do curso de cuidadores concluíram a sua formação, realizada no Pronto Atendimento da Restinga, também administrado pelo Moinhos de Vento.
A assistente social do Pronto Atendimento, Fátima Paz, explica que foram abordados, entre outros assuntos, cuidados básicos de enfermagem, odontologia, fisioterapia e farmácia.
- As pessoas precisam desse suporte, dessa qualificação - destaca.
Uma das mais empolgadas com a entrega dos certificados era Rosangela Fernandes Paz, 43 anos. Ela diz que o curso já a está ajudando a cuidar melhor da sogra de 83 anos e da mãe, de 67 anos, que teve um AVC. E planeja o futuro:
- Pretendo levar adiante, ainda mais quando abrir o hospital. O curso foi uma experiência muito boa, gostei muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário