quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PF investiga vazamento de petróleo na bacia de Campos - 16/11/2011

O delegado Fábio Scliar, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, no Rio, abriu inquérito para investigar o crime de poluição sobre o caso de vazamento da plataforma da Chevron na bacia de Campos.

Segundo o delegado Scliar, há divergência entre as informações apresentadas pela empresa à PF e à opinião pública e o que foi constatado em visita ao local feita por dois agentes federais, no dia 15.

"Inicialmente, os relatórios não correspondem à realidade dos fatos. Quero entender o que está ocorrendo".

Veja o vídeo da área do vazamento:

O delegado também entrará em contato com o Consulado dos Estados Unidos já que ele tem informações de que uma autoridade ambiental dos Estados Unidos visitou o local sem que a PF fosse comunicada.

Caso isso se confirme, ele quer saber a opinião desse técnico sobre o caso.

A Chevron informou à PF que 18 embarcações cuidam da limpeza na região. Em sobrevoo realizado no início da tarde do dia 15, os agentes federais encontraram apenas uma embarcação cuidando da limpeza.

CIMENTAÇÃO

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) informou que começou nesta quarta-feira o processo de cimentação do poço. Às 12h30, foi colocado um tampão de cimento, que deve demorar 20 horas para secar, sobre o local.

"As imagens do ROV (veículo de operação remota), cedidas pela Chevron, indicam redução do vazamento em relação ao dia 11/11, quando era estimado pela concessionária em 220 a 330 barris por dia", informou a agência.

Ainda de acordo com a ANP, a mancha de óleo está se se dispersando e se afastando do litoral. "Essa dispersão gera um aumento da superfície de mancha, com menor densidade de óleo. Essa diluição é resultado do trabalho de dispersão mecânica realizada por navios que se encontram no local e por condições climáticas", informou.

A agência também abriu processo administrativo para investigar o incidente e apurar as medidas que poderão ser aplicadas à Chevron.

Reprodução/Google earth
Imagem de satélite mostra a mancha de petróleo na bacia de Campos
Imagem de satélite tirada na sexta-feira mostra a mancha de petróleo na bacia de Campos

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1007490-pf-investiga-vazamento-de-petroleo-na-bacia-de-campos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário