terça-feira, 29 de novembro de 2011

Inscrições abertas para a Conferência Internacional do Voluntariado 2011 +10 = 2011 – A Década do Voluntariado

Brasília, 17 de outubro de 2011 – Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional do Voluntariado 2011 +10 = A Década do Voluntariado, que acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro em São Paulo – Brasil. Durante o evento, profissionais, lideranças, voluntários e redes de voluntariado da América Latina poderão dialogar com a ONU Brasil, governo, instituições especializadas e sociedade civil sobre os principais temas relacionados ao voluntariado.

O evento tem um caráter especial, pois marca a celebração do décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários instituído pela ONU e consolida um conjunto de ações de iniciativa da Rede Brasil Voluntário – RBV e do programa de Voluntários das Nações Unidas – UNV Brasil.

O objetivo da Conferência é promover um espaço para o avanço dos diálogos sobre o voluntariado, envolvendo distintos temas como políticas públicas, saúde, humanização, comunicação, desenvolvimento local, entre outros relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e à gestão.

Outros destaques do evento serão as apresentações de duas pesquisas exclusivas, que abordam qualitativa e quantitativamente o cenário do voluntariado em nível global e no Brasil e ainda a realização, no dia 17, do Encontro das Redes Latino Americanas de Voluntariado, ocasião em que se validará uma agenda comum para integração e intercâmbio de iniciativas.

De acordo com a coordenadora nacional do AIV+10 – Brasil, Cibelly Almeida “a conferência Internacional do Voluntariado representará uma ocasião muito especial do décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários no Brasil, uma vez que pessoas e organizações de reconhecida atuação com programas de voluntariado, estarão por 3 dias, compartilhando experiências e especialmente, somando novos esforços para reconhecer que o voluntariado é sem duvida um “movimento” irreversível”.

Milhares de voluntários estão fazendo muito. Porém, é necessário que muitos mais venham participar, pois as necessidades são muitas. A decisão ética, cidadã e humanitária de participação tem impacto decisivo na vida do outro, na vida das comunidades”, ressalta Maria Elena Johannpeter, membro da Rede Brasil Voluntário e Presidente da Parceiros Voluntários.

O mais esperado evento internacional de voluntariado no Brasil, a Conferência Internacional do Voluntariado 2001 + 10 = 2011: A Década do Voluntariado (http://www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br/inscricoes.html) é promovida pela Rede Brasil Voluntário e programa de Voluntários das Nações Unidas em parceria com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento e ONG Brasil.

E seus patrocinadores são em ordem alfabética: categoria diamante: Banco Bradesco e Instituto C&A, categoria ouro – Instituto Itaú Social, Instituto Unibanco e Kraft Foods, apoio Unimed – Central Nacional.

Mais informações:

Conferência Internacional do Voluntariado

Data: 15 a 17 de dezembro de 2010
Local: Centro de Exposições e Convenções Expo Center Norte – São Paulo – Brasil
Inscrições com vagas limitadas. Inscreva-se em (a inserir link)
Outras informações: www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br

Sobre o Ano Internacional do Voluntariado

A Assembleia Geral da ONU proclamou 2001 como o Ano Internacional dos Voluntários em reconhecimento à valiosa contribuição e potencial adicional do voluntariado para o desenvolvimento econômico e social. O voluntariado também é reconhecido pelas Nações Unidas pelo importante papel que desempenha para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Neste contexto, o AIV + 10 é uma oportunidade para celebrar e também avaliar os progressos realizados pelo trabalho voluntário desenvolvido e incentivado pela ONU, segundo seus quatro pilares:

Reconhecimento – Reconhecer o valor do voluntariado para a sociedade em todo o mundo e a conexão entre o voluntariado e os ODM;
Facilitação – Garantir que o número máximo de pessoas da mais variada gama de recursos tenha acesso a oportunidades de voluntariado;
Networking – Promover o intercâmbio de experiências e reforço das parcerias entre diferentes entidades para a promoção e implementação de projetos de voluntariado;
Promoção – A promoção do voluntariado inclusivo, que represente os diversos grupos da sociedade.

Nota aos editores

Sobre a RBV: O desejo comum de contribuir para um impacto mais efetivo do voluntariado na sociedade brasileira levou os centros de voluntariado de Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo a criarem a REDE BRASIL VOLUNTÁRIO (RBV). Foram identificados projetos que poderiam ser executados em conjunto e experiências que poderiam potencializar o impacto das ações, minimizando custos e multiplicando resultados.

Sobre o VNU: O United Nations Volunteers (UNV) programme, conhecido em português como programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU), é o organismo das Nações Unidas que contribui para a paz e o desenvolvimento através dos trabalhos de voluntariado. O voluntariado é um mecanismo poderoso de engajamento das pessoas em busca de soluções para os desafios relacionados ao desenvolvimento. O VNU apóia o desenvolvimento humano sustentável ao redor do mundo através da promoção e mobilização das pessoas. Mais de 7.500 mulheres e homens qualificados, de cerca de 160 nacionalidades diferentes, trabalham anualmente como voluntários do programa. Com sede em Bonn, na Alemanha, o VNU tem atividades em 130 países. O programa é representado mundialmente pelos escritórios do PNUD.

Sobre o PNUD: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da ONU, presente em mais de 170 países e territórios. Ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD trabalha para melhorar a vida das pessoas, construindo nações mais preparadas e proporcionando condições que possibilitem o desenvolvimento sustentável de seus povos. O papel do PNUD é o de oferecer uma perspectiva global aliada a uma visão local, ajudando a empoderar vidas e a construir nações mais fortes. Acesse: http://www.pnud.org.br ou http://twitter.com/PNUD

Contato
Programa de Voluntários das Nações Unidas
Fone: (61) 3038-9093 – E-mail: cibelly.pereira@undp.org


Fonte:

http://www.redebrasilvoluntario.org.br/inscricoes-abertas-para-a-conferencia-internacional-do-voluntariado-2011-10-2011-a-decada-do-voluntariado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário