segunda-feira, 11 de julho de 2011

Plataforma internacional busca inovação em voluntariado corporativo

Foi lançada no último dia 5 de julho, em Madri, Espanha, a Voluntare, rede global que reúne os principais atores e informações de referência, além de notas técnicas, guias de boas práticas e notícias sobre voluntariado corporativo internacional. Enfim, uma plataforma mais precisa sobre o que se faz nesse campo pelo mundo.

O objetivo da nova rede é fomentar programas na área a partir do estímulo ao debate, reconhecimento de novas formas de trabalho, criação de um banco de dados global, estímulo a constituição de grupos de trabalho regionais, além de fortalecer práticas de transparência e ética. Tudo isso, voltado ao desenvolvimento de ações inovadoras, voltados ao benefício coletivo.

A Voluntare foi fundada por quatro empresas – Telefônica, Endesa, Unilever e KPMG – e cinco entidades do terceiro setor – Fundação Bip Bip, Fundação Codespa, Fundar, Forum Empresa e Fundação Corresponsables. Conta também com a colaboração das entidades Forética e ComunicaRSE e das empresas IBM, Tempe e Iberdrola. A sinergia entre essas organizações favorece o entendimento das necessidades e interesses de todos os envolvidos.

A rede oferece a todas as organizações e pessoas interessadas uma ampla fonte de conhecimento sobre voluntariado corporativo. Basta ver no site da iniciativa. Lá, os usuários podem encontrar à disposição, ferramentas necessárias para gerar novos conteúdos e criar grupos de trabalho para discutir os vários aspectos do voluntariado corporativo.

A Voluntare já se integrou às redes sociais, por meio das quais pretende criar uma comunidade de intercâmbio de experiências e fomento ao voluntariado corporativo. É possível seguir a rede e participar de suas iniciativas não só pelo link www.voluntare.org, mas também pelo Facebook, pelo Twitter e pelo LinkedIn

Manual
Um dos mais recentes destaques da iniciativa é a publicação do libro “Voluntariado corporativo, uma ponte de colaboração entre a empresa e a sociedade”, elaborado por Paloma Lemonche e editado pela espanhola Forética. A publicação traz dois eixos centrais à discussão: um mais teórico, como desenvolver um programa de voluntariado e como deve ser a relação entre a empresa e organizações sociais; e a prática, sobre casos concretos e experiências de diferentes empresas.

No capítulo dedicado à gestão do voluntariado, a autora dá destaque e afere valor ao trabalho realizado pelas ONGs, “muitas vezes esquecido”. Os passos prévios à atividade, como a seleção, a formação e as parcerias são fundamentais, tanto para a pessoa voluntária, como para o êxito do projeto.

Brasil
Quando foi entrevista pela redeGIFE no início deste ano, a gerente do núcleo de Mobilização Social do Instituto C&A, Carla Sattler, afirmou que é preciso promover mais o tema voluntariado no Brasil, pois as ações ainda são muito tímidas. Ela havia recém regressado do Global Corporate Volunteer Council (GCVC), conselho que reúne grandes empresas do mundo para discutir iniciativas de destaque com foco no voluntariado empresarial, e do IAVE World Volunteer Conference – principal evento mundial sobre o tema que está em sua 21ª edição – quando garantiu que as experiências brasileiras estão em um nível comparável às outras nações, mas ainda há muito espaço para crescer.

Ela lembrou, por exemplo, que comemoramos uma década do Ano Internacional do Voluntariado (ONU, 2001), mas não existe um entendimento claro do potencial do tema no país.

Mostrando que existe aprendizado, a Fundação Telefônica, em comemoração ao quinto aniversário do programa de voluntariado da organização, lançou este ano a publicação “Voluntários Telefonica – Cinco anos”. Na publicação, é possível encontrar informações sobre a história, gestão e fundamentos do programa, atividades realizadas pelos voluntários do programa desde a sua fundação, resultados alcançados neste período, expectativas e planos para o futuro.

Sobre os motivos que levaram a sistematizar esse trabalho, a gerente de projetos da fundação, Gabriella Bighetti, respondeu: “O Grupo Telefônica é mais que um gigante de telecomunicações, é uma enorme rede de clientes, fornecedores e uma fonte muito rica de talentos e conhecimentos das pessoas que fazem parte dele. É todo esse potencial que a coordenação do programa Voluntários Telefônica – que é dividida pela Fundação com as áreas de Recursos Humanos e Comunicação da empresa – explora para colocar a serviço dos objetivos do programa.”

Fonte: http://www.gife.org.br/artigo-plataforma-internacional-busca-inovacao-em-voluntariado-corporativo-14263.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário