segunda-feira, 4 de julho de 2011

Portas abertas para o etanol

Joint-venture entre Petrobras Biocombustível e BSBios deve impulsionar investimentos na cadeia de produção de bioenergia no Rio Grande do Sul

Por Andreas Müller

Com um aporte de R$ 200 milhões, a Petrobras Biocombustível adquiriu 50% do capital social da BSBios, fabricante de biodiesel com sede em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. O negócio expande uma parceria entre as duas empresas – que já operavam uma usina em Marialva, no Paraná. E deve representar uma mudança importante na estrutura de comando de uma das mais importantes empresas de bioenergia do sul do país. A começar pela cúpula da própria BSBios. 


A partir de agora, Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustível, assume o conselho de administração da empresa – no lugar que era ocupado por Antônio Roso. Já Erasmo Carlos Battistela, atual diretor superintendente, passa a ocupar a cadeira de presidente executivo. Na prática, significa que a Petrobras Biocombustível tende a ter a palavra final na definição dos rumos estratégicos da BSBios, cabendo aos antigos proprietários a condução operacional e executiva dos negócios. Miguel Rossetto, porém, destaca que a gestão da companhia será dividida meio-a-meio. “Na verdade, estamos dando origem a uma nova empresa – uma joint-venture com gestão partilhada e a missão de colaborar para o desenvolvimento do mercado de biocombustíveis na região sul do país”, sustentou Rossetto durante um encontro com jornalistas na manhã desta segunda-feira.

A sede operacional e institucional da BSBios continuará sendo Passo Fundo. Localizada no coração de uma das mais tradicionais regiões produtoras de soja do país, a cidade tem potencial de sobra para atender os planos de expansão da companhia – que devem ser acelerados com os R$ 200 milhões da Petrobras. “Por enquanto, ainda estamos trabalhando na conclusão da parceria. Mas, até o final do ano, deveremos ter um cronograma de investimentos a serem realizados até 2014”, afirmou Rossetto, destacando que a joint-venture com a BSBios representa a “consolidação das operações da Petrobras Biocombustível na região sul do Brasil”.

Outra mudança importante diz respeito à participação do Rio Grande do Sul no mercado de bioenergia. A ideia é aproveitar a aliança com a Petrobras para expandir não só a produção de biodiesel – produzido a partir de oleaginosas como soja e canola –, mas também a de etanol. “Embora o Rio Grande do Sul não tenha tradição na produção de cana, esse negócio vai nos ajudar a desenvolver o mercado de etanol aqui. Temos um grande potencial, mas ainda esbarramos na questão logística”, explica Erasmo Battistella, presidente da BSBios. Segundo ele, hoje o Rio Grande do Sul “importa” de outros estados 98% do etanol que consome.

Fonte: http://www.amanha.com.br/negocios-do-sul-internas/42-negocios-do-sul-1/2096-portas-abertas-para-o-etanol

Nenhum comentário:

Postar um comentário