quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Para comemorar o Dia do Consumo Consciente, Piquenique- se!

Instituto Akatu lança campanha para realização de piqueniques em todo o Brasil, no domingo 16 de outubro

Em comemoração ao Dia do Consumo Consciente, o Instituto Akatu convida a população de todo o país para invadir praças e parques no domingo, dia 16, e fazer piqueniques. O que o Akatu quer incentivar é a prática do bem estar, ao mesmo tempo em que desperta as pessoas para ações de consumo consciente, desde o planejamento do piquenique, para que ele ocorra do jeito mais sustentável possível, até o descarte dos resíduos.

E você, vai ficar de fora? Piquenique-se!!!

“Mais do que um evento para reunir as pessoas de quem gostamos, é um momento para lembrar que consumo consciente significa, sobretudo, mais qualidade de vida. Não é parar de consumir, mas consumir diferente, de uma maneira em que os bens, marcas e serviços deixem de ser um fim em nossas vidas e ocupem seu verdadeiro lugar: passem apenas a ser meios para vivermos mais e melhor, de maneira sustentável e solidária”, explica Camila Melo, gerente do programa de educação do Instituto Akatu.

“Consumir de forma consciente significa mais horas de lazer e menos no trânsito, significa economia de água, energia e recursos naturais, significa prestar atenção no que compramos e lembrar que cada produto tem uma história, não surge na prateleira. Essa história se chama cadeia produtiva, e os fornecedores e empresas nessa cadeia devem ser tão responsáveis quanto o consumidor. O consumidor consciente tem de cobrar por uma cadeia produtiva limpa, com produtos éticos e saudáveis, sem propaganda enganosa, sem poluição de água, sem desperdício de recursos naturais e energia, sem qualquer tipo de exploração no trabalho, sem pagamento de propina, seja pública ou privada, em qualquer etapa do processo produtivo ou lugar”, alerta Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

Apesar do Dia do Consumo Consciente ser comemorado no dia 15, que, neste ano, cai em um sábado, as pessoas costumam se encontrar mais no domingo, por isso o convite do Akatu é para o dia 16. Afinal de contas, fazer um piquenique é uma oportunidade de redescobrir aspectos que a sociedade consumista em que vivemos esquece: reunião familiar e com amigos, troca de ideias, afeto, memória de infância – cheiros, cores e sabores –, conexão com o meio ambiente, brincadeiras e muitas outras coisas.

Por essas razões, o Akatu quer incentivar as pessoas em todo o Brasil a fazer piqueniques, como oportunidade de experimentar um estilo de vida feliz e sustentável e de descobrir ou aprofundar valores e práticas de consumo consciente.


Fonte:

http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Para-comemorar-o-Dia-do-Consumo-Consciente-Piquenique--se

Nenhum comentário:

Postar um comentário