terça-feira, 18 de outubro de 2011

Responsabilidade corporativa é tema de encontro da Rede Brasileira do Pacto Global

Representantes das 390 organizações que integram a Rede Brasileira do Pacto Global se reunirão nesta quarta-feira, dia 19, em Belo Horizonte, para discutir as principais tendências do movimento pela sustentabilidade corporativa. O encontro, realizado pelo Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG), contará com a presença do diretor-executivo do Pacto Global das Nações Unidas, Georg Kell. Ele falará sobre tendências globais envolvendo a sustentabilidade empresarial e suas expectativas sobre o trabalho da Rede Brasileira.

A atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, suas perspectivas e os desafios do desenvolvimento em bases sustentáveis serão temas abordados pelo representante-residente adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Arnaud Peral. Já o presidente da Rede Brasileira, Luis Fernando Nery, explicará, em linhas gerais, o funcionamento do CBPG, suas novas diretrizes e estratégias.

O encontro servirá ainda como atividade preparatória à Rio+20. Apontada como o principal evento dentro da agenda sustentável de 2012, a conferência reunirá, em junho do próximo ano, governos, ONGs, intelectuais e empresas para discutir transformações necessárias nos mais diversos setores e seus impactos no futuro do planeta. Com vistas à Conferência, o encontro da Rede Brasileira do Pacto Global trará as principais informações sobre o conteúdo e agenda do evento, assim como a participação do Pacto Global na atividade.

“Teremos, com a Rio+20, uma excelente oportunidade para promover discussões bem fundamentadas e que tragam contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável do país. Nesse sentido, este encontro do Pacto Global tem o importante papel de mobilizar o empresariado para que o setor participe da conferência de maneira afinada, de modo que contribua efetivamente para a busca de soluções em termos de sustentabilidade”, afirma Peral.

Ele destaca o compromisso da rede brasileira, uma das mais expressivas dentro do Pacto Global, com a consolidação da responsabilidade corporativa empresarial, especialmente em temas como o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

O Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global acontece durante o Seminário Internacional de Responsabilidade Social – Futuro Sustentável: as lideranças empresariais e o equilíbrio do desenvolvimento, organizado pelo SESI/FIEMG nos dias 19 a 21 de outubro de 2011.

Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, o Pacto Global prevê o compromisso da comunidade empresarial com dez princípios internacionalmente validados nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, relações de trabalho e combate à corrupção. O objetivo é que estas organizações adotem esses valores fundamentais em suas práticas de negócio.

Atualmente a Rede Brasileira do Pacto Global é composta por 389 empresas diversificadas e que representam diferentes setores da economia e regiões geográficas. Essas empresas buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações das partes interessadas, incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

Para saber mais sobre a iniciativa ou consultar a lista de signatários acesse o site do Pacto Global no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário