quarta-feira, 22 de junho de 2011

Capital ganha prêmio em sustentabilidade social

Pelo segundo consecutivo, a capital gaúcha é distinguida nacionalmente entre as melhores práticas no desenvolvimento do Turismo. Desta vez, a premiação foi dada à Escola Social de Turismo de Porto Alegre, criada pela Secretaria Municipal do Turismo (SMTur) e escolhida como case de sucesso em “sustentabilidade social” pelo Ministério do Turismo na implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. No ano passado, a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre foi distinguida nacionalmente na categoria “atrativos turísticos”. Os casos vencedores da edição deste ano foram divulgados no final do dia de montem, 20, e receberão o Troféu Roteiros do Brasil, em cerimônia solene, por ocasião do 6º Salão Brasileiro do Turismo, dia 14 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP).

Sensibilização - A Escola Social de Turismo de Porto Alegre foi concebida para promover a sensibilização da sociedade sobre o papel que a atividade turística desempenha no desenvolvimento econômico e social da cidade e também para atender à crescente demanda por qualificação de trabalhadores e empreendedores do setor a respeito de informações atualizadas sobre os atrativos locais, noções básicas de idiomas, acolhimento e hospitalidade. Os projetos desenvolvidos pela SMTur na escola são o Turismo Fazendo Escola, Um Dia de Turista, Porto Alegre Turística, Encontros Técnicos Dicas Turísticas e o Guia Básico de Línguas. O público-alvo são trabalhadores da área de atendimento ao turista, estudantes de turismo e áreas afins, servidores públicos municipais e comunidade em geral. 

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, comemora a nova premiação especialmente tendo em vista o segmento em que a cidade se destacou. “Assim como acontece com o Turismo Rural, a sensibilização para o turismo é uma área em que as capitais brasileiras não têm praticamente investido”, afirma. Moraes lembra que, além de ter em vista a Copa 2014, os projetos em andamento pela Escola Social do Turismo são focados na permanência. “Uma comunidade sensibilizada para a importância do turismo e profissionais qualificados são ativos importante para um destino, sempre”.

Ações - O projeto “Turismo Fazendo Escola” foi lançado em março de 2010 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No primeiro ano atendeu 2.440 alunos e professores da rede municipal de ensino e deve envolver 2.862 pessoas em 2011. Em dois encontros semanais, alunos e professores participam de palestras e projeção de vídeo sobre o turismo em Porto Alegre, visitam o Museu Joaquim José Felizardo, fazem o city tour no Linha Turismo e recebem o jogo “A Corrida do Turismo” para atividades em sala de aula. Neste ano, o envolvimento dos professores e coordenadores pedagógicos foi ampliado com o curso “Viver Porto Alegre: Turismo, Cultura e Meio Ambiente”. Neste ano, durante a Semana de Porto Alegre, o projeto “Um Dia de Turista”, em parceria com a Fasc, envolveu 83 crianças e jovens carentes e um grupo de jovens com deficiência auditiva, recebidos por hotéis da cidade para um café da manhã e visita às instalações, acompanharam palestra sobre turismo, passearam no Linha Turismo, almoçaram em um restaurante da cidade e visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC. 

O “Porto Alegre Turística” destina-se à qualificação de trabalhadores da iniciativa privada, entidades do trade turístico, universidades e demais segmentos relacionados ao setor. A partir deste mês, promoverá encontros semanais de vivência turística no Linha Turismo e palestra sobre a cidade. Além de certificado, os alunos receberão uma apostila com as informações apresentadas no curso. Em parceria com a Escola de Gestão Pública de Porto Alegre (EGP), desde o início deste mês o curso é oferecido aos servidores públicos municipais, mensalmente. 

Em parceria com o Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa), desde 2007 são desenvolvidos os Encontros Técnicos Dicas Turísticas”, que qualificaram 819 profissionais até 2010 e, de janeiro a maio de 2011, 132 profissionais da área. O projeto capacita profissionais da hotelaria e gastronomia de Porto Alegre que atuam na linha de frente do atendimento ao turista e serem multiplicadores da informação turística sobre a cidade. 

Em abril deste ano, por meio da Escola Social de Turismo, foi lançado o Guia Básico de Línguas. Editada em português/inglês e português/espanhol, a série é composta por livretos de bolso temáticos para as áreas de hotéis, aeroporto, transporte, gastronomia e compras com a finalidade de ajudar profissionais desses segmentos relacionados ao receptivo da cidade a se comunicarem com turistas estrangeiros, servindo de apoio aos cursos de capacitação em idiomas desenvolvidos por empresas e entidades do setor.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=142591&CAPITAL+GANHA+PREMIO+EM+SUSTENTABILIDADE+SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário