sexta-feira, 24 de junho de 2011

Comida certa

As pessoas se preocupam com a quantidade de CO2 que os carros emitem, com a quantidade de água que gastam no chuveiro e com a qualidade do ar que respiram. Por que não se preocuparíam com a qualidade dos nutrientes que ingerem? Para garantir ao consumidor que seu alimento foi produzido de forma ambientalmente correta, existem as certificações de produtos orgânicos e florestais.

Classificar um produto como orgânico significa que ele não sofreu adição de agrotóxicos ou conservantes. A certificação orgânica também garante que a produção é realizada com métodos de agricultura sustentável. No Brasil, os produtos orgânicos são certificados peloIntituto Biodinâmico (IBD) e o EcoCert Brasil.



Além de produtos agrícolas, o IBD também certifica processo de industrialização de alimentos, pecuária, piscicultura (criação de peixes), silvicultura (manejo florestal), e outros relacionados com produtos alimentares. E o Ecocert também realiza certificações de cosméticos orgânicos, produzidos com ingredientes naturais obtidos por intermédio da agricultura sustentável.

  
Relacionadas com alimentação, as certificações florestais são dedicadas aos produtos provenientes da silvicultura, como madeira, frutos e sementes. O manejo florestal sustentável garante que a produção seja realizada dentro das normas legais e que não esgotará os recursos naturais da floresta.

A principal organização de certificação florestal no Brasil é o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC-Brasil). Há dois tipos de certificação realizados pelo FSC: da floresta e do produto. A floresta certificada significa que os recursos são utilizados de forma sustentável e responsável. O produto certificado, também chamado de produto com cadeia de custódia, indica que ele é originado de uma floresta certificada.

No Brasil, a produção de café é um dos setores agrícolas com alta taxa de certificações ambientais, devido à pressão dos consumidores nacionais e internacionais, pois o café brasileiro é um importante produto de importação. As produções de cacau e cana-de-açúcar também lideram a expansão da certificação alimentar no país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário