terça-feira, 28 de junho de 2011

Guia de Sustentabilidade ajuda a avaliar estratégias

A 12ª edição do anuário de EXAME recebe inscrições até o dia 8 de julho


São Paulo - Empresas de todo o país têm até o dia 8 de julho para participar da 12ª edição do Guia EXAME de Sustentabilidade – a maior e mais respeitada pesquisa feita no Brasil sobre práticas de responsabilidade corporativa. As companhias interessadas em fazer parte do levantamento devem se inscrever gratuitamente no site. Uma vez inscrita, a empresa terá de preencher um questionário, que soma cerca de 140 perguntas e está dividido em quatro partes. A primeira aborda questões sobre compromisso, transparência e governança corporativa. As demais tratam das dimensões econômico-financeira, social e ambiental. O prazo final para entrega das informações é dia 8 de julho. Quem formula o questionário e é também responsável pela análise das informações fornecidas pelas empresas é o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVCes), instituição que é hoje a principal referência no tema no Brasil.
O Guia EXAME de Sustentabilidade é uma publicação anual, que atrai dezenas de empresas de diferentes tamanhos e setores interessadas em ter a sua estratégia de sustentabilidade avaliada por uma instituição independente. Isso porque, todas as empresas que preenchem o questionário recebem ao final do processo um relatório de desempenho. Neles, as notas da empresa são apresentadas por dimensão, critérios e indicadores, assim como as médias de todo o universo pesquisado e também das 20 empresas-modelo. Dessa forma, o relatório é uma ótima ferramenta para avaliar a estratégia de sustentabilidade de uma companhia e muitas empresas o utilizam para definir melhorias e correções de rumo. No ano passado, 200 empresas se inscreveram para participar e 143 responderam a todas as perguntas e receberam relatórios de desempenho.
O Guia ainda escolhe 20 empresas que recebem uma reportagem especial na publicação, que chega às bancas em novembro. Para que essa escolha seja feita, o GVCes analisa estatisticamente todas as respostas das participantes de modo a excluir empresas com os piores desempenhos em qualquer das dimensões do questionário. Com base nessa análise, um grupo de cerca de 40 empresas é selecionado e submetido à decisão de um conselho deliberativo independente – formado por especialistas em sustentabilidade – que elege as 20 empresas-modelo. Em 2010, fora escolhidas como empresas-modelo as seguintes participantes: Alcoa, Amanco Brasil, Anglo American, Bradesco, Braskem, Bunge Brasil, CPFL Energia, EDP, Fibria, HSBC, Itaú Unibanco, Masisa, Natura, Philips, Promon, Santander, Suzano, Unilever Brasil, Walmart Brasil e Whirlpool.
Dúvidas sobre o Guia EXAME de Sustentabilidade 2011 podem ser encaminhadas para o e-mail da publicação.

Ana Luiza Herzog

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário