sexta-feira, 24 de junho de 2011

Seguindo rastros

A rastreabilidade é um processo que permite identificar a origem e a localização de um produto na cadeia logística. Ela é utilizada como ferramenta de controle de qualidade e gestão de risco, pois torna possível conhecer o histórico de um item, sua origem, seu uso e seu destino.

Os padrões mundiais de adoção da rastreabilidade são definidos pela norma ISO 22005, parte da ISO 22000, referente aos Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos. A implementação da rastreabilidade já é obrigatória para a indústria alimentícia européia e foi oficializada pelo Regulamento Europeu 178, publicado em 2002.

No Brasil, o setor de carne bovina e de búfalos também possui uma norma legislativa, a Lei Ordinária Nº 12097, aprovada em 2009; e o setor de pesca e aquicultura possui o Decreto-Lei nº 134/2002. O Código de Defesa do Consumidor brasileiro também obriga que os fornecedores informem os clientes e as autoridades sobre as condições dos produtos colocados no mercado.

Considerado um item importante na manutenção da segurança alimentar, os sistemas de rastreabilidade geram benefícios para os produtores. Eles facilitam o mapeamento da cadeia produtiva e logística, otimizando os custos relacionados, melhorando os mecanismos de distribuição e aumentando a transparência do processo. No caso da necessidade de um recall de um determinado produto, o sistema de rastreabilidade colabora com uma ação rápida e mais eficiente.


Uma das iniciativa bem sucedidas de rastreabilidade no Brasil é o programa Qualidade Desde a Origem da rede de supermercados do Grupo Pão de Açúcar. Reconhecido pela ANVISA, esse programa disponibiliza as informações sobre as origens dos alimentos e a rede de fornecedores na internet. São rastreados os produtos hortifruti e as carnes da marca Teaq, exclusiva do Grupo Pão de Açúcar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário