segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A mais pesada pegada ecológica já calculada | Greenstyle

A urgência em conservar bem nossos recursos parece não dar trégua. E agora, segundo a Global Footprint Network, que calcula pegada ecológica, em notícia divulgada pelo caderno Ciência do Globo, nosso planeta já entrou no “cheque especial ambiental”. Segundo o cálculo divulgado pela organização sem fins lucrativos com sede na Califórnia e em Genebra, é apenas uma questão de dias para que o planeta entre no limite seguro para esse ano de consumo de recursos naturais.

O déficit que fica para outubro, novembro e dezembro significa redução dos estoques naturais e aumento do acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. Ou seja, a previsão de suprimento diz que nosso saldo é negativo, mesmo. A pesquisa levou em consideração o impacto ambiental global do homem e a capacidade de regeneração do planeta para determinar a chamada pegada ecológica.

Para se ter uma ideia da medida, em 1961, o consumo global requeria apenas 0,63 da capacidade do planeta de se renovar. Em 1975, o número chegou a 0,97. Pouco depois, começamos a “devorar” as reservas disponíveis. Em 1980, a pegada ecológica já era de 1,06 planeta, chegando a 1,45 em 2005.

Agora, um planeta e meio é exigido, de acordo com os os padrões de consumo atuais. Avaliando a progressão, os pesquisadores perceberam que a cada ano o planeta passa de seu limite de fornecimento cerca de três dias mais cedo. Se o panorama atual não mudar, serão necessários dois “planetas” em recursos por ano, até 2030.

O professor de engenharia ambiental da Escola Politécnica da UFRJ, Haroldo Mattos de Lemos, disse ao Globo que: ”Estamos usando mais recursos do que o planeta é capaz de repor. Isso pode continuar acontecendo durante alguns anos, mas quanto mais fizermos, mais difícil vai ficar no futuro. O estoque de madeira do mundo está diminuindo e pode acabar em 30 a 40 anos. O mesmo ocorre com os peixes: a Humanidade pesca numa quantidade maior do que eles conseguem se reproduzir”. Lembre-se disso na próxima vez que for a um rodízio de sushi, e se perguntar porque os preços aumentaram.

O presidente da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel, explica que, gastando nosso salário três meses antes do final do ano, é necessário retirar da poupança valores cada vez maiores: “Muito em breve, vamos esgotar nossas reservas”, alertou.

Foram considerados três fatores para a pegada ecológica ser calculada: nível global de consumo, tamanho da população mundial e a capacidade de produção da natureza. Para calcular a pegada ecológica, os dados de mais de 200 países foram levados em consideração. Os fatores de ponderação são as áreas de lavouras, de pastagens, de pesca, as regiões edificadas e de florestas, entre outros.

“O Brasil é um dos países que tem as maiores reservas naturais, que supera a capacidade de consumo de sua população. Porém, isso não significa que não pode liquidar suas reservas. A riqueza natural do Brasil está sob pressão por causa da crescente demanda por habitação e aumento dos padrões de consumo”, disse Nicole Achs Freeling, porta-voz da Global Footprint Network.

No Brasil, estudiosos dizem que é preciso considerar os impactos ambientais da energia hidrelétrica, a principal matriz brasileira, que muitas vezes é tida como 100% limpa.

Quem quiser calcular sua pegada ecológica pessoal pode acessar o site da Global Footprint Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário