segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nasa faz desafio para aviões lançarem 75% menos poluentes | Greenstyle

A preocupação ambiental vem conquistando espaço nas agendas mais concorridas. Agora, aNasa faz desafio que estimula a sustentabilidade com a redução de consumo de combustíveis em aviões. E colocando muito dinheiro em jogo.

A Agência Espacial Americana está oferecendo prêmio de 1,65 milhão de dólares (2,8 milhões de reais, aproximadamente) para o que está chamando de “Desafio do Voo Verde”, que impõe aos concorrentes reduzir a queima de combustíveis das aeronaves a um quarto do que é feito hoje no transporte de passageiros.

Só que isso fazendo dois voos a uma média de 160 quilômetros por hora ao percorrer 320 quilômetros. Baixo consumo e alto desempenho. As provas começaram ontem, dia 25 de setembro, e seguem até o dia 1º de outubro, na Califórnia, Estados Unidos.

Apenas projetos dos Estados Unidos estão competindo. Dos 13 concorrentes que pagaram a inscrição, sete são alimentados por energia elétrica, um por diesel, um por biodiesel, três usam tecnologia híbrida e um é movido a álcool (etanol). Apesar de os dados constarem no site da Nasa, o regulamento diz que nove projetos estão competindo, já que estar registrado não significa que participar da competição. Alguns não conseguiram fazer 40 horas de voo para conseguir o registro.

O desafio impõe diversas regras, o que era de se esperar para um prêmio de 1,65 milhão de dólares. O importante é que se encontre formas seguras de reduzir o consumo de combustíveis e as consequentes emissões de poluentes.


Fonte:

http://style.greenvana.com/2011/nasa-faz-desafio-para-avioes-lancarem-75-menos-poluentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário