quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MAIS VERDE - Sustentabilidade Corporativa: Rótulos com pegada de carbono

Rótulos com pegada de carbono

Recentemente fiz um curso de Inventário de Carbono, em Campinas, e comecei a pensar sobre a oportunidade estratégica que a contabilização das emissões de carbono dos produtos pode representar para uma empresa. À medida em que as pessoas se tornam cada vez mais conscientes a respeito dos seus impactos ambientais isso acaba configurando uma nova forma de consumo, com oportunidade de diferenciação e aumento de competitividade, principalmente no mercado de commodities. Mas a pergunta é: Como comparar os benefícios ambientais de um produto com o outro? A resposta é: Rotulagem Ambiental, Análise do Ciclo de Vida e Inventário de Carbono!

Imagina se ao lado de informações como a quantidade de gordura, calorias e proteínas, pudéssemos encontrar também a quantidade de carbono emitido para produzir determinado produto? Seria um espetáculo poder utilizar esse tipo de informação como critério de compra no Brasil! Os suecos foram os primeiros a incluir pegadas de carbono em rótulos nutricionais, seguido pelos britânicos.

A ONG The Global Warming Diet (Dieta do Aquecimento Global, em português) propôs o seguinte layout para o rótulo:


Logo abaixo do rótulo nutricional você encontra informações como o local de produção, o método de transporte e a classificação de carbono, que vai de 1 a 10, sendo 1 menos poluente que 10. Genial!

Infelizmente, o Brasil está longe de ter esse tipo de rótulo, mas isso não significa que você não pode tentar calcular a pegada de carbono de sua comida. A Clean Metrics tem uma calculadora de alimentos que pode ajudar na estimativa das emissões, mas o único problema é que está no padrão americano de unidades de medidas.

Enquanto isso, seguimos sonhando com esse tipo de rótulo ambiental...

Nenhum comentário:

Postar um comentário