segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJETO DE MODA OFERECE EXCLUSIVIDADE E SUSTENTABILIDADE


REPANÔ, projeto idealizado por Tanise Linck Haas e Aninha Marques, faz moda dentro de um conceito de exclusividade e tendo como valor fundamental a sustentabilidade.

O projeto trabalha com renovação de roupas femininas através de intervenções que transformam e atualizam a peça original. Elas podem sofrer pequenas alterações até um completo processo de desconstrução e reconstrução, sugerindo novas formas e usos. Cada item demanda tratamento criativo particular e o resultado são peças únicas e surpreendentes. Desta forma, calças viram coletes, vestidos podem virar bolsas e até a seda de uma camisola pode virar babado de um novo top.

Por evitar o descarte de peças dando-lhes um novo uso, e eliminar a necessidade de produção e os recursos envolvidos neste processo, o projeto alia conceitos de sustentabilidade. A renovação das peças também alerta para o consumo consciente.

As sócias acreditam que após uma era de incentivo à produção, consumo e descarte, surgem sinais claros de um contra-movimento sugerindo uma postura mais equilibrada.

“Ao pensarmos em um projeto de moda, uma questão era vital: oferecer algo original, que atendesse a alguma nova tendência de comportamento. As pessoas desejam ser especiais e a exclusividade, inclusive nas roupas, concretiza essa aspiração. É por isso que nossas peças são únicas. Cada vez mais também verificamos que a padronização, especialmente na maneira de vestir, já não atende mais à necessidade crescente das pessoas de expressarem seu estilo próprio, suas idéias. Por isso nossas peças possuem um toque surpreendente. E por fim, é notável termos chegado a um limite no que tange exploração de recursos naturais para produção e o descarte desenfreado de materiais, onerando o meio ambiente e desperdiçando materiais valiosos. Particularmente, identificamo-nos muito com questões de sustentabilidade e, ainda que não tenhamos a pretensão de nos tornarmos ativistas neste sentido, gostaríamos de dar nossa contribuição. Por isso, esse é um valor fundamental de nosso projeto e por conta disto, incentivamos um consumo mais consciente, oferecendo peças que não utilizam novos recursos de produção e evitando o descarte”, explica Tanise.

“Além do mais, esse projeto é uma diversão para nós, no sentido de que adoramos o que fazemos. E acho que isso se reflete nas peças. Nossas reuniões criativas renovam não apenas as roupas, mas também nossas almas e nossas mentes. Pensar em formas diferentes de fazer as coisas, inclusive no que tange o uso das roupas, transformando uma calça em um vestido, por exemplo, nos habilita a levar esse aprendizado a outros tantos aspectos de nossas vidas”, complementa Aninha.

O lançamento do projeto de moda REPANÔ, numa alusão à renovação de panos, foi realizado em agosto e teve adesão total do público: quase todas as peças da coleção apresentada foram vendidas e as gurias já trabalham na próxima coleção, que está para ser apresentada dentro de algumas semanas.

O evento de lançamento ocorreu no Hotel Bangalôs da Serra, em Gramado, que ganhou por duas vezes consecutivas o selo de Hotel Sustentável do Guia Quatro Rodas. O coquetel oferecido por Empório Canela também foi baseado em gastronomia sustentável cuja produção prevê descarte zero de insumos (talos e cascas são aproveitados para guloseimas maravilhosas).

Para saber mais e adquirir as peças, acesse o perfil do projeto no facebook:  http://www.facebook.com/#!/pages/Repan%C3%B4/223696267682235. As sócias estão também atendendo a pedidos de desfiles particulares! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário